Zumbilândia

Antes de começar a falar de Zumbilândia, eu quero deixar uma dica para todos: se alguém que já viu o filme resolver te contar qual é a melhor cena, nocauteie essa pessoa na hora. Você não quer que estraguem a melhor cena. Acredite apenas que é hilária, e que pelo menos no meu caso o cinema inteiro ficou rindo sem parar por mais de dois minutos.

Se você leu minha análise de Left 4 Dead, deve se lembrar que eu disse que filmes e jogos de zumbi raramente têm zumbis assustadores de verdade. Bem, Zumbilândia é um filme que consegue pegar a fórmula inteira e jogar na privada. Os zumbis do filme são assustadores, sim, mas a atmosfera da história é tão hilária que isso quase passa despercebido, e eu não minto quando digo que é provavelmente uma das coisas mais divertidas que assisti nos últimos 5 ou 6 anos.

Se você quer ver filmes para se divertir, essa é a escolha perfeita.

Zumbilândia, assim como qualquer história de zumbis, não precisa de uma grande trama: o mundo está repleto de mortos-vivos e os protagonistas são um bando de sobreviventes lutando para não virar almoço. Assim como nos filmes de catástrofe, qualquer trecho que fale sobre o emocional dos personagens só é feito para que possamos torcer ainda mais para eles, porque isso não tem nenhuma influência na história como um todo. Afinal a história é só sobre acabar com os zumbis antes que eles acabem com os protagonistas.

Os personagens são bem icônicos: o nerd que consegue sobreviver seguindo o tipo de regras de apocalipse zumbi que você encontra em sites de humor na internet, o cara extremamente cool que gosta de matar zumbis da forma mais estilosa possível, a garota independente que faz questão de provar que consegue sobreviver sozinha e ainda assim acaba indo parar no meio de um laço amoroso (uma das partes emocionais inúteis para a história, mas que dão um pouco de personalidade para os protagonistas), e a irmã mais nova da garota independente, que é obrigada a jogar a maior parte da própria infância fora para amadurecer e enfrentar os comedores de cérebros.

Se só tivesse uma mulher no grupo, poderia praticamente ser "Left 4 Dead: O Filme", só que mais engraçado.

Praticamente qualquer clichê imaginável de zumbis aparece nesse filme, como por exemplo os grupos de zumbis agarrados num carro em fuga, hordas gigantescas de mortos-vivos em um parque de diversões, zumbis cercando e tentando derrubar a porta da salinha onde um dos protagonistas está trancado, enquanto este protagonista descarrega centenas de balas nos perseguidores e acaba sobrevivendo, etc.

E não existem zumbis com superpoderes, são todos zumbis comuns.

E ainda assim, Zumbilândia é extremamente divertido. Todas as piadas já são conhecidas, mas é tudo feito de um jeito tão bom e interessante que simplesmente funciona. Eu conseguia prever o final de algumas cenas vários minutos antes dele acontecer, e ainda assim quando acontecia eu morria de dar risada, o que é ao mesmo tempo intrigante e o sinal de que tem algo aqui sendo feito do jeito certo. É como a história do Garrincha no futebol: todo mundo sempre sabia que ele ia levar a bola pra direita ou pra esquerda ou pra onde fosse, mas ainda assim ele conseguia fazer o drible.

"Striiiike!"

O filme é razoavelmente curto, não passando de 80 minutos, mas é o tamanho certo. Provavelmente se fosse mais longo as piadas iam começar a se repetir, e como eu já disse, tudo que é preciso para que o filme fique legal já está lá, como por exemplo uma cena da segunda metade do filme, absurdamente engraçada, a qual como eu já disse, não será revelada aqui de jeito nenhum, para não estragar a surpresa.

Então, basicamente, Zumbilândia é um filme trash. Terrivelmente trash. Mas é tão divertido que realmente vale a pena ver. É claro que não tem nenhuma chance de ganhar um Oscar nem nada do tipo, mas isso é provavelmente porque os caras do Oscar são um bando de aristocratas metidos a besta que acham que filmes bons são os que não são incríveis a ponto de fazer a audiência explodir de alegria.

Frase Final: Esse é um filme que parodia o Apocalipse Zumbi, como diabos não tem nenhuma cena de um zumbi sendo fatiado com uma motosserra?

Deixe um comentário