Feira de Profissões da UNITAU (com Prof. Pasquale)

Então, outro dia eu estava na minha escola, me preocupando em ser tão incrível quanto for humanamente capaz, quando alguém chega para mim e diz: “Diego, seu paparazzi incontinente! Queremos que você vá para a feira de profissões da UNITAU e fale com o professor Pasquale”. Eu cocei a minha barba máscula, e finalmente disse: “Certo.”
Tá, tá legal, eu não tenho uma barba, mas cocei (metaforicamente) minhas costeletas másculas. E também não vieram me pedir desse jeito (mas vamos admitir que seria bem legal se tivessem feito isso), simplesmente me entregaram um folheto e disseram que eu e mais meia dúzia dos alunos da minha sala estavam convidados para ir.

Aqui, o vídeo que promoveu o evento:

Ok, ok, vamos para a parte chata do post, onde eu explico sobre o assunto de forma seca e formal (se você só quer ler a parte legal, desça a página até acabar o texto em itálico):

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou nos dias 15 e 16 de setembro a 4ª edição do Acerte o Passo, a maior feira de profissões do Vale do Paraíba. Com o mote “Quando o Assunto é futuro, não dá pra contar com a sorte”, a campanha é estrelada pelo ator Marcelo Médici, um dos principais humoristas do País, que se consagrou com atuações elogiadas em apresentações como o show de humor “Terça Insana”, o musical “Sweet Charity” e o solo “Cada Um Com Seus Pobrema”. O comercial estrelado pelo ator para o Acerte o Passo integra as ações de divulgação da campanha, que engloba mídias impressas, radiofônicas, televisivas, outdoors e internet, com cobertura regional e nacional.

“Com esta campanha, a Universidade ressalta a importância de o vestibulando fazer uma escolha consciente da carreira a ser seguida, objetivo central do trabalho realizado, desde 2007, pelo nosso Serviço de Atendimento ao Vestibulando (SAV), que desenvolve diversas ações que propiciam uma escolha mais assertiva da profissão, dentre elas a Feira Acerte o Passo”, ressalta a Presidente da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da UNITAU, que organiza o evento, Profª. Dra. Nara Perondi Fortes. “Somos a única universidade da região que promove esse tipo de evento, que pode ajudar milhares de jovens na escolha da carreira”, acrescenta a professora.

Publicidade, promover o evento falando sobre as qualidades, etc, etc. De qualquer maneira, fomos todos para a feira na última terça (15/09/09), para ver a palestra que o Professor Pasquale foi dar sobre a Reforma Ortográfica Brasileira.

E foi mais ou menos 10 minutos antes de a palestra começar que alguém chega pra mim e pergunta: “Quem é esse tal de Pasquale?” Eu não acreditei, achei que tinha entendido errado. Nessas horas, eu fico tão perdido quanto um albatroz bêbado pilotando um monociclo a jato no meio de uma torcida de futebol comemorando um gol.

Eu, a Mirelle, o Daniel Chicarino e o Diego Botelho (da direita para a esquerda), na entrada do evento.

Mas, imaginando-se que algumas pessoas tenham saído de um coma de 20 anos, lá vai: Pasquale Cipro Neto (Guaratinguetá, 1955) é um professor de língua portuguesa e apresentador de televisão brasileiro, também conhecido apenas como Professor Pasquale. E é popularmente conhecido por ter apresentado o Nossa Língua Portuguesa na TV Cultura.

De qualquer forma, a palestra foi completamente diferente do que eu esperava. Eu sentei numa cadeira apertada atrás de duas garotas que claramente não estavam dando a mínima para o evento, achando que a palestra seria algo extremamente sério, apenas abordando o que havia mudado, e quais eram as novas regras. O que eu não esperava era que o Pasquale dissesse que a reforma foi a pior coisa que podia ter acontecido, e que os idealizadores dela haviam pensado com o intestino, que provavelmente estava onde o cérebro deles deveria estar. Eu também não esperava que o Pasquale fosse um dos maiores piadistas em relação a criticar as escolhas do governo. Além disso, ele aparentemente é um ótimo sonoplasta. Se eu tivesse ganho um centavo por cada vez que ele fez um som bizarro para demonstrar a indignação quanto à reforma, eu teria saído do evento dirigindo um Mustang Shelby, dando carona para o Stevie Wonder. Também foi interessante ver o Pasquale fazendo piada com a diferença de pronúncia em cada parte do Brasil (em São Paulo é tomati, no Rio é tumatchi, no Sul é tomate-tchê, e no Nordeste é TUMAAAAAAAATI).

pasq

Essa foto foi tirada logo antes dele começar uma entrevista para a TV Vanguarda, imagino que ele estava com pressa.

De qualquer modo, aí vai uma coisa que o Pasquale esclareceu, e eu sinto a obrigação de passar para a frente: quando os jornais dizem “Presidente Lula assina decreto que muda a Língua Portuguesa”, eles estão sendo realmente burros. A Língua não mudou. A língua nunca muda. O que mudou foi a or-to-gra-fi-a, que significa orto(correto) grafia(escrita). Portanto, quando alguém te falar que vai comprar o dicionário da Reforma pra saber como falar daqui pra frente, dê-lhe uma coça. E comente isso aqui no blog, porque eu vou rir muito.

Da esquerda para a direita: Bruno, Diego Botelho, Rayane, Mirelle, Willian e eu.

Da esquerda para a direita: Bruno, Diego Botelho, Rayane, Mirelle, Willian e eu.

Bem, é só isso. Boa semana pra todos vocês!

Sobre diegolomac

O cara que fez o blog que você provavelmente está lendo agora.

Publicado em 16/09/2009, em Mundo, Pessoal e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Paparazzi!, você só aparece nas fotos, e não tira nenhuma das que estão na postagem… Se você é incontinente, eu não sei, mas é, sem dúvidas, incoerente!

    ‘Tá bom, o texto ficou bacana e o verdadeiro fotógrafo (quem?) entregou bons resultados. A palestra com o Pasquale foi sensacional e permitiu que eu descobrisse que ele e eu compartilhamos da mesma visão quando o assunto é a reforma ortográfica da nossa língua portuguesa.

    E, bem, esse será um dia memorável para mim!

    • diegolomac

      Hahaha, não era pra fazer sentido.
      Gostaria de deixar bem claro para todos os leitores do blog que eu não sou incontinente, a minha bexiga funciona muito bem.

  1. Pingback: Vestibulandos comentam sobre o Acerte o Passo

Deixe uma resposta

