Realidade Aumentada & Project Natal

Hoje, enquanto eu estava sem nada pra fazer, assisti uma matéria na TV sobre Realidade Aumentada. Imediatamente fui pra internet procurar mais sobre o assunto e fiquei boquiaberto. Não que eu não conhecesse nada sobre isso, mas nunca me aprofundei muito.

Wheeeeeee!!!

Wheeeeeee!!!

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Mas chega de definir, tenho certeza de que vocês querem ver como é. Bem, o primeiro programa de RA que eu acessei foi o Virtual Mirror da produtora de óculos Ray Ban, onde você pode experimentar óculos usando só a webcam. E admito que foi beeeem divertido (e incrivelmente detalhado, os óculos até projetam sombras no meu rosto):

oculos2

Interessante... é quase como se realmente estivesse no meu rosto...

"Sr. Anderson, nos encontramos na Matrix de novo."

"Sr. Anderson, nos encontramos na Matrix de novo."

É realmente legal, é só entrar em http://www.ray-ban.com/brazil/science/virtual-mirror e baixar o programa.

Outro site muito legal é http://www.realidadeaumentada.net/, onde você imprime uma folha com um síbolo que a webcam reconhece, e a partir dele constrói um modelo 3d. Como a Senhora Vaquinha:

A Senhora Vaquinha.

A Senhora Vaquinha.

Isso abre toda uma gama de possibilidades:

Agora, vou aproveitar a deixa para falar de um projeto de RA que está na boca do povo, o Project Natal.

Project Natal é o codinome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem como colaboradores Steven Spielberg, Peter Molyneux (criados dos jogos Fable e Black & White) e a empresa israelense 3DV Systems. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.

O nome “Natal” faz referência à cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. “Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu país. Além disso, ele sabia que Natal significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.

Mas, novamente, tenho certeza de que vocês querem mesmo é ver o negócio funcionar. Então aí vai:

Pra quem quer um exemplo mais específico, aqui vai uma demonstração narrada por Peter Molyneux (em inglês):

Imagino que a palavra que está querendo sair da sua boca é “Uau”.

Anúncios

Sobre diegolomac

O cara que fez o blog que você provavelmente está lendo agora.

Publicado em 17/08/2009, em Ciência e Tecnologia, Games, Vídeos da Internet e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: